segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

NOVA VIDA, NOVO TEMPO, NOVO EU


(esboço de mensagem pregada no dia 19/12/2009)

“Eis que faço novas todas as coisas”. Ap 21:5


Mudança, essa é uma de nossas maiores dificuldades. Mudanças requerem esforço, bom ânimo, disposição. Organizar um quarto, um guarda-roupa, a dispensa, o escritório. Toda grande arrumação começa com uma grande bagunça. Ezequiel 37 narra a visão que Deus deu ao profeta do reavivamento de um vale de ossos sequíssimos. O versículo 7 demonstra que após ter profetizado em conformidade com a Palavra do Senhor, o profeta viu um reboliço acontecer antes que cada osso se ajuntasse organizadamente.

1) Precisamos saber EM PRIMEIRO LUGAR que: Pra arrumar é necessário bagunçar!

É impossível experimentar mudança sem nos dispormos a desorganizar conceitos arcaicos ou distorcidos. Sem romper com o velho jamais experimentaremos o novo. Aliás, é impossível utilizar matéria prima velha pra fazer coisas novas. Jesus afirma que “ninguém costura remendo de pano em veste velha; porque o mesmo remendo novo rompe o velho, e a rotura fica maior. E ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo rompe os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; o vinho novo deve ser posto em odres novos.” (Mc 2:22)
Para entendermos o que Jesus quer nos ensinar precisamos conhecer melhor sobre os odres.
Os odres eram recipientes feitos de pele de carneiro apropriados para guardar vinho. Quando novos tinham elasticidade suficiente para expandir durante o processo de fermentação do vinho, o qual libera gases esticando a pele que formava o odre. Por isso um odre velho, que já havia se esticado ao longo do tempo não poderia carregar vinho novo, recém retirado da uva e em processo de fermentação, pois não suportaria a pressão exercida pelos gases durante tal processo. Além disso, o vinho novo poderia ser estragado devido ao fato de entrar em contato com um odre velho que já havia contido vinho fermentado e, portanto, tinha resquícios do volume anterior. Desta maneira, Jesus está dizendo que coisas novas fazem parte de uma vida nova, assim como sonhos novos fazem parte uma mente renovada. É por isso que Romanos 12:02 afirma que sem transformação de mente não podemos experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

2) Por isso a segunda coisa que aprendemos é: TODA GRANDE MUDANÇA EXTERIOR COMEÇA PRIMEIRAMENTE COM A TRANSFORMAÇÃO DO MEU INTERIOR!

O livro do profeta Ezequiel diz no capítulo 36, versos de número 26 e 27: “E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne. Porei dentro de vós o Meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos e os observeis”.
Quando não estamos abertos para mudanças, jamais veremos coisas novas em nossas vidas.
O Livro de Números demonstra quantas pessoas morreram no deserto por murmurarem contra Deus (Nm 16 e 26). Estas pessoas desejavam voltar para o Egito, pois sentiam saudades da velha vida que tinham. Existem pregadores que costumam afirmar que a maior dificuldade do êxodo não foi retirar Israel do Egito, mas retirar o Egito do coração de Israel.

3) Terceira coisa a aprender: TENHA UM SONHO – VOCÊ PRECISA SONHAR! (Sl 126; Mt 18:3-4)

4) SAIA DO LUGAR QUE LIMITA A TUA VISÃO E O AGIR DE DEUS NA SUA VIDA (abandone a zona de conforto): o exemplo de Abraão - Gn 12:1-2
• Sob a direção de Deus não tenha medo de lançar-se no desconhecido! (Sl 25; Is 30:21)

5) RECONHEÇA A POSSIBILIDADE DE AFLIÇÕES...

• Mas tenha bom ânimo, pois o Senhor é contigo - Isaías 41:10; João 16:33
• Se for preciso, tente novamente! (O exemplo da destruição de Jericó - Josué 6 / O exemplo de Pedro - João 21)

6) CREIA NA PALAVRA DE DEUS, DESCANSE EM SUA FIDELIDADE E AMOR, CONFIE QUE ELE TEM O MELHOR PRA VOCÊ (Jr 29:11; Romanos 8: 28; 1Co 2:9)

7) NÃO SE ESQUEÇA QUE SUA VIDA TEM UM PROPÓSITO ESTABELECIDO POR DEUS. POR ISSO ESTEJA ABERTO ÀS MUDANÇAS, INCLUSIVE EM SUA VISÃO E SONHOS. (Provérbios 16:1; Salmo 37:3-7a)

É TEMPO DE VIVERMOS UM NOVO TEMPO NA PRESENÇA DO DEUS QUE FAZ NOVAS TODAS AS COISAS!

Que o Senhor te abençoe...

domingo, 22 de novembro de 2009

INFELIZES NA CASA DO PAI




Evangelho de Lucas 15:11-32


Quando lemos a história do filho pródigo percebemos claramente que o desejo do Senhor Jesus é nos revelar Deus Pai como um Pai amoroso que recebe seus filhos rebeldes de abraços abertos dando-lhes oportunidade de arrependimento para desfrutarem de uma nova vida abundante como herdeiros e não como empregados.

O filho pródigo é conhecido de todos nós, afinal ele é o símbolo perfeito de todo aquele que um dia conheceu o Senhor, afastou-se e retornou à casa do Pai.


O filho pródigo é uma parábola que reflete a vida de muitos de nós que muitas vezes escolhemos equivocadamente a falsa liberdade do mundo em vez da vida abundante nos braços do Pai. Pegamos todo tesouro de Deus semeado em nós e gastamos numa vida mundana. Mas chega uma hora que as coisas apertam e neste momento notamos que estamos distantes demais da casa do pai e envolvidos demais com o lamaçal do pecado. Em meio a esta lama suja e fétida chamada velha vida compreendemos que tudo que este mundo de pecado nos oferece é lavagem, porcaria. E é aí que uma Voz dentro de nós nos faz lembrar que na casa do Pai há fartura de pão, refúgio, proteção e abundância de Alegria e de Vida.


Conhecemos esta história, mas não é isso que aprenderemos hoje.


Quero compartilhar com você uma reflexão sobre um personagem que passa despercebido aos olhos de muitos de nós e cujo papel é aparentemente coadjuvante, mas que na verdade é tão importante quanto os demais: o irmão do filho pródigo.


Sua participação no texto é notada em apenas 8 dos 22 versículos que narram a parábola. Não se fala muito sobre ele, mas o pouco que o texto traz é suficiente pra compreendermos um pouco de seu perfil.


A primeira coisa que percebemos é que era o filho mais velho e que estava no campo, isto é, era o primogênito e estava trabalhando nos negócios de seu pai. Provavelmente devia ter recebido deste autoridade para liderar os servos no trabalho diário, já que na linha sucessória de uma família judaica o primogênito era quem assumia as responsabilidades pertencentes ao pai. Administração de negócios, o cuidado dos entes familiares e a chefia da família eram responsabilidades inclusas na primogenitura. Além disso, havia sobre os primogênitos uma benção especial. A história de Esaú e Jacó exemplifica o quanto esta benção tinha importância espiritual (Gn 25).

Este rapaz representava seu pai onde quer que fosse, pois era filho, herdeiro da herança. No entanto vivia uma vida infeliz restrita as responsabilidades como se fosse um simples empregado. Este jovem vivia infeliz porque na verdade...

>Tinha uma visão distorcida da vida (visão distorcida da existência espiritual e do Reino de Deus – ele era mentalmente escravo da Lei de Talião)

>Tinha uma visão distorcida de si mesmo (visão distorcida da finalidade de sua vida: via-se como um escravo e vivia infeliz na casa de seu pai não sentindo alegria de ser filho – Sl 51:12: o exemplo de Davi);

>Tinha uma visão distorcida de seu Pai (visão distorcida de Deus – deixa a entender que seu pai é um senhor injusto insensível as suas necessidades);


Muitos de nós somos infelizes pelo mesmo motivo. Nossa visão é distorcida. Precisamos entender que o problema não está no Senhor, em seus princípios ou em seu Reino. O problema está em nós.


Nos perguntamos: Por que não temos novilhos cevados?


Não temos “novilhos cevados” porque não pedimos (Tg 4:2) ou porque pedimos mal (Tg 4:3), nos preocupando apenas em satisfazer nossos prazeres egoístas (assim como o filho pródigo um dia fez).

Aquela festa tinha uma finalidade: declarar a todos os familiares, parentes, criados e amigos que um filho morto reviveu, estava perdido e foi achado. Ou seja, aquela festa era uma celebração à vida, à reconciliação, à restauração, ao reencontro. Aprendizado: Propósitos corretos geram pedidos respondidos (1Jo 5:14).


Em outras situações pensamos: Por que devo pedir (orar)? Será que Deus não me conhece o suficiente a ponto de saber o que preciso?


Deus sabe plenamente quem somos e conhece cada uma de nossas necessidades. Nós porém, não nos conhecemos o suficiente e também não conhecemos o Senhor.

É desejo de Deus se revelar a nós (Jr 29:12-13) relacionando-se conosco. Quando nos apresentamos a Deus em oração, uma transformação ocorre em nós; é a metanóia (mudança de mente, em grego) descrita em Romanos 12:2. Essa mudança nos leva a experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, renovando nossas forças e alegrias espirituais (Is 40:31) e nos leva a compartilhar de segredos e bênçãos de Deus (Sl 25:12-14).


Então, Deus tem interesse na minha satisfação pessoal?


Sim, não é atoa que Salmo 37:5 afirma:


“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais Ele fará”.


Deus quer apenas que as nossas prioridades não se invertam, isto é, que nossa satisfação pessoal seja mais importante que agradá-lo e glorificá-lo. Por isso está escrito em Mateus 6:33:


“Buscai, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.


Lucas 9:24b nos revela que quem perde(entrega) sua vida por a amor a Cristo a encontra(ganha).


As Escritura deixam claro que o desejo de Deus é nos ouvir e dar vida abundante (Jo 10:10b). Vejamos versículos que comprovam isso:


“Ao homem que teme ao Senhor, Ele o instruirá no caminho que deve escolher. Na prosperidade repousará a sua alma e a sua descendência herdará a terra. A intimidade do Senhor é para os que o teme e Ele lhes fará saber a sua aliança.” Sl 25:12-14


“Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra” Isaías 1: 19


“Pois assim diz o Senhor a casa de Israel: Buscai-me e vivei” Amos 5:4


“Eu porém, olharei para o Senhor e esperarei no Deus da minha Salvação; o meu Deus me ouvirá” Miquéias 7:7


“O Senhor é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam” Naum 1:7


“O Senhor Deus é a minha fortaleza, faz os meus pés como os da corça e me faz andar altaneiramente” Habacuque 3:19


Por fim, concluímos que o desejo de Deus é realizar nossos sonhos desde que nossa vida esteja focada no Seu Reino e justiça. Quando vivemos para Ele renunciando nossa vida para Glorificá-lo recebemos Dele recompensas nesta vida e na vida Eterna (Lc 18:27-30). Por isso não deixe de crer na seguinte verdade:


DEUS SE IMPORTA COM VOCÊ! O DESEJO DELE É TE DAR UMA VIDA ABUNDANTE REPLETA DE REALIZAÇÕES QUE O GLORIFIQUEM !


VOCÊ É FILHO! TUDO O QUE ELE TEM TAMBÉM É SEU!

(Lc 15:31)


Que o Senhor Jesus te abençoe poderosamente...


domingo, 20 de setembro de 2009


O que é a fé senão a maior das loucuras do cristianismo?

Clamar a um Deus que não se vê acerca de coisas que se esperam?
Ansiar pelo impossível? Viver o invisível?
Crer que além do vale da sombra da morte existem verdes campos de esperança?
Descansar na certeza de que depois da noite de choro virá certamente o feliz amanhecer?
Enxugar as lágrimas da frustração e confiar que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus?
Pensar que o fim das coisas será melhor que o começo, pois o Deus Todo-Poderoso tem pensamentos de paz e não de mal ao meu respeito pra me dar o fim que eu desejo?
Isso é insanidade, loucura, doidera...

Mas... É isso que sou: LOUCO!
Louco pelo Pai, pelo Filho e pelo Espírito Santo... Pela Palavra!

Sou chamado de louco por um mundo materialista que só acredita naquilo que vê, naquilo que toca...
Sou louco, sim. E faço parte de uma geração de loucos bem-aventurados que crêem sem ver. Sou louco, certamente, pois sem essa loucura chamada fé é impossível agradar ao meu amado Deus.
Sou louco, pois vivo pela fé...

A fé é sem dúvida a loucura que move o cristianismo, pois se aqui estamos hoje é porque LOUCOS de Deus deram suas vidas por amor a um Reino Celestial que ainda é invisível para nós, mas que em breve se manifestará...

Mas, o que é afinal essa loucura chamada fé?

Lutar contra o impossível na esperança de que o invisível tornar-se-á real pelas mãos do Nosso Amado e Todo-Poderoso Deus! Isso é fé e isso é viver por fé!

Que o Deus de Hebreus capítulo 11 nos abençoe poderosamente, pela fé em Cristo Jesus, Nosso Senhor.

domingo, 23 de agosto de 2009

COMO DEUS REVELA SUA VONTADE?


(Estudo Bíblico ministrado na Classe de jovens da EBD nos dias 16 e 23/08/2009)

“Multidões, multidões no vale da decisão”. Joel 3:14

1) Breve introdução sobre a certeza de que o Senhor está conosco e nos direciona:

O exemplo de Abraão: a incerteza e a direção
“Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.” Gn 12:1

a) Deus disse inicialmente para onde Abrão iria? Hb 11:8
b) Abrão chegou ao seu destino? Gn 12:5 e 7

O exemplo de Israel: o peitoral das decisões e as duas pedras (URIM E TUMIN)
Ex 28:15,19 e 30.
Direcionamento de Deus para questões específicas (batalhas, julgamentos) relacionadas ao povo através do sacerdote. (exemplo: Nm 27:21)

“Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é o teu povo. Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar.”
Êxodo 32:9

“Assim diz o Senhor: Ponham-se nas encruzilhadas e olhem; perguntem pelos caminhos antigos, perguntem pelo bom caminho. Sigam-no e acharão descanso.” Jeremias 6:6

“Quer se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz atrás de você lhe dirá: este é o caminho; siga-o.” Isaías 30:21

“Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”.
Mateus 28:20

2) Formas de direcionamento de Deus

RAZÃO: 3.A faculdade de compreender as relações das coisas e de distinguir o verdadeiro do falso, o bem do mal; raciocínio, pensamento; opinião, julgamento, juízo. (Michaelis: Moderno dicionário da língua portuguesa; Ed. Melhoramentos)

1Ts 5:23 – Tricotomia humana; Hb 4:12 – pensamentos e propósitos do coração.

a) O corpo. É a parte inferior do homem que se constitui de elementos químicos da terra, como oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio, cálcio, fósforo, potássio, enxofre, sódio, cloro, iodo, ferro, cobre, zinco, e outros elementos em proporções menores. Porém, o corpo, com todos estes produtos, sem a bênção divina, é de ínfimo valor.

b) A alma. É preciso saber que o corpo sem a alma é inerte. Ela precisa dele para expressar sua vida funcional (emoções, sentimentos) e racional. É identificada, no hebraico do Antigo Testamento, por "NEPHESH" (Gn2:7) e, no grego do Novo Testamento, por "PSIQUÊ".

c) O espírito. No hebraico é "RUACH" e no grego é "PNEUMA". O espírito do homem não é um simples sopro ou fôlego, mas também vida imortal (Ec 12.7; Dn 12.2; Lc 20.37;1 Co 15.53). Ele é o princípio ativo de nossa vida espiritual, religiosa e imortal. É o elemento de comunicação entre Deus e o homem.

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Rm 12:1-2

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
Pv 4:23 (correlacionar com Fp 4:7)

Mas Ponham a prova todas as coisas e fiquem com o que é bom.
1 Ts 5:21

Podemos compreender de ambos os textos uma correlação entre a guarda e transformação das emoções e pensamentos com a finalidade de encontrarmos a vontade de Deus através do discernimento. Nossa capacidade divina de avaliar situações pode também ser um instrumento para o direcionamento divino.
________________________________________________________________
PAZ NO CORAÇÃO: Colossenses 3:15
Esta paz não se assemelha ao emocionalismo que é enganoso e pode levar o homem a erros. (Jr 17:9-10) Esta Paz oriunda de Cristo para aqueles que a Ele pertencem. (Fp 4:6-7).

__________________________________________________________________
VISÕES e SONHOS: Gn 20:6; Nm 12:6; Jô 33:14-15; Mt 1:20; Mt 2:12; At 9: 3-4; At 9:10-12; At 16:9; Ap 1:1-2

“E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.” Joel 2:28
___________________________________________

PROFECIAS: Deus é quem dá o dom de profecia para edificação da igreja (1 Co 12:10) e direcionamento de seus filhos (Atos 21:8-11 / 1 Tm 1: 18 / 1 Tm 4:14). As profecias não devem ser desprezadas (1 Ts 5:20), no entanto devem ser examinadas (1 Ts 5:21) tendo como parâmetro a consonância com o que está Escrito na Palavra de Deus.

Importante: A revelação de Deus dada por visões e profecias é TOTALMENTE DIFERENTE da ação de um espírito maligno de advinhação (At 16:16-18 – breve comentário correlacionando a este texto)
_________________________

ACONSELHAMENTO: Deus usa pessoas sábias para nos aconselhar na tomada de decisões.
“Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança.” Pv 11:14; 15:22; 24:6

A escolha correta de um conselheiro e o ouvido atento ao conselho pode nos direcionar ao acerto ou ao erro (Ex 18:13-27: o conselho de Jetro a Moisés / 1 Rs 12:1-9: o exemplo de Roboão)

Que tipo de conselheiro você procura para te auxiliar na tomada de decisões?
Sabemos que os homens são falhos, inclusive os mais velhos (Jó 32:9). Contudo a experiência de vida que eles possuem lhes dá maior crédito para aconselhar (Jó 12:12)

Precisamos sempre recordar que:
• Conversas inúteis só servem para nos afastar do que é certo (1 Co 15:33 / 2 Tm 2:16)
• O Espírito Santo é nosso maior orientador e conselheiro (Jo 14:26)
_________________________________________

EXPERIÊNCIAS: As experiências nos amadurecem tornando-nos mais aptos a tomada correta de decisões.

“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” Rm 5: 1-5

BÍBLIA SAGRADA: 2 Tm 3:14-17 – A aptidão da palavra para mudar e direcionar a vida do homem segundo a vontade de Deus.

• Deus muitas vezes fala por intermédio das Escrituras de forma específica com o povo orientando-os a como proceder na vida cotidiana. Assim foi inclusive com o povo de Israel:
PROIBIÇÃO DE RELAÇÕES SEXUAIS COM PARENTES OU ANIMAIS: Lv 18
RESPEITO AOS PAIS (INTEGRIDADE FAMILIAR): LV 19
POLUÇÃO NOTURNA E A CONCEPÇÃO AO ACASO: LV 15: 1 e 16
MENSTRUAÇÃO: LV 15: 19-23
ORIENTAÇÕES HIGIÊNICAS PARA O PÓS-PARTO: LV 12
ALIMENTAÇÃO: LV 11
SANEAMENTO BÁSICO: Dt 23:12-14

• Deus fala através dos nossos líderes espirituais quer pela pregação ou conselhos: Malaquias 2:7
• Na leitura devocional Deus também fala conosco e nos direciona: Salmo 1 – o grande exemplo do coração norteado pela Palavra de Deus.

• Normas de eficácia plena, princípios e a Bíblia Sagrada:

Alguns princípios do direito podem ser usados para compreensão dos mandamentos do Senhor. Se observarmos as Escrituras como Carta Magna de Deus para a direção de nossa vida como integrantes do Seu Reino, poderemos verificar que didaticamente a Bíblia como um todo se encaixaria no perfil de NORMA CONSTITUCIONAL DE EFICÁCIA PLENA, isto é, é suficiente, o bastante em si, contendo todos os elementos necessários para a pronta e integral aplicabilidade em nossas vidas não necessitando de nenhum dispositivo para complementação. Ou seja, a Palavra de Deus é suficiente, perfeita e imutável.

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”.
2 Tm 3:16-17


• Exemplos de aplicabilidade de princípios;

Se compreendermos os princípios intrínsecos em cada mandamento ou orientação saberemos como nortear a nossa vida em questões não contemporâneas aos escritores dos textos divinamente inspirados. Por exemplo, a Bíblia não fala sobre fumar cigarro, mas aborda a questão da escravização do homem pelos seus desejos (1 Co 6:12 / 2 Pe 2:19 b) e, além disso, fala de nossa responsabilidade de conservar em integridade o nosso corpo que na verdade não nos pertence, mas é Santuário do Altíssimo (1 Co 6:19). Logo, se sabemos que o cigarro vicia nos tornando escravos dele e que seus componentes químicos agridem nosso corpo, podemos, por consequência, concluir que fumar cigarro é pecado, pois princípios das Escrituras nos nortearam na compreensão da vontade Divina para tal questão.

• O parâmetro superior da vontade de Deus: Sua Palavra (Dt 13:1-3 Jr 23:28-29)

Precisamos sujeitar todas as formas prováveis anteriormente citadas de direcionamento ao crivo da Palavra de Deus, pois Ela é a autoridade máxima em nossas vidas. Portanto se algo contraria a Palavra, não serve para nós (Gl 1:8).

sábado, 8 de agosto de 2009

O copeiro de Faraó (Lembre-se de mim)


Gênesis 40: 9-15/ 20-23

A vida de José é muito conhecida por todos nós. As injustiças, as perseguições, as rejeições, enfim, tudo o que ele sofreu até tornar-se o segundo maior homem do Egito serve para nós como um exemplo de alguém que perseverou até o fim crendo que quando Deus dá um sonho a alguém, Ele é fiel para cumpri-lo. Contudo não é sobre isto que queremos falar hoje e nem queremos nos ater a esta parte da vida de José.

O que a Palavra de Deus nos convida a observar hoje é a atitude de um homem que perdeu suas mordomias e acabou preso num calabouço frio e escuro. Este homem é o copeiro de faraó.

Funcionário palaciano, desfrutava de regalias que apenas os que estavam no topo da pirâmide social egípcia desfrutavam, isto é, os familiares de faraó, os nobres, os chefes de províncias, os sacerdotes, os escribas e os militares.

Inserido num mundo de glamour, ostentação, conforto e facilidades, este homem exercia um cargo de liderança no palácio. Seu cargo era tão importante que a vida de faraó estava em suas mãos, pois era sua função experimentar aquilo que seria servido a mesa com o objetivo de evitar que alimentos envenenados matassem faraó, ou seja, se alguma substância mortífera estivesse inserida numa taça de vinho, por exemplo, quem morreria seria o copeiro e não o faraó.

Porém a Bíblia nos diz que este homem ofendeu a faraó e, por isso, acabou lançado na prisão e lá conheceu um jovem hebreu cujo nome significava “Aquele que acrescenta” ou “Deus que acrescenta”. Esse jovem hebreu chamava-se José (grave o significado do nome).

Diz a Bíblia também que na prisão este homem teve um sonho e, não compreendendo o sentido daquilo que sonhara, ficou muito entristecido.

José, seu companheiro de cárcere, percebendo sua tristeza, o inquiriu sobre o motivo de seu semblante caído e acabou descobrindo que o motivo da tristeza do copeiro de faraó era um sonho que este tivera.

José (“Aquele que acrescenta” ou “Deus que acrescenta”) ouviu seu sonho e o interpretou. E diz a Bíblia que a interpretação revelava que o copeiro seria restaurado ao seu posto em poucos dias. Contudo, ao fim da interpretação, José faz um pedido que iremos observar com carinho. E o pedido é este: “Quando tudo estiver bem com você, lembre-se de mim...” (Gn 40:14). No entanto, 3 dias depois, quando foi reempossado em seu cargo, o copeiro esqueceu-se de José. (Gn 40:23)

Esquecimento... Ingratidão... Isso foi o que o copeiro retribui a José.

Vivemos num mundo onde há muitos “copeiros de faraó”. Homens e mulheres que quando estão no fundo do poço ou dentro do calabouço da angústia choram quebrantados, clamam com fervor, tornam-se mais humildes. Porém, passados os dias de tristeza, escassez, solidão ou enfermidade e chegando o tempo da bonança (dias em que tudo está bem) estes homens se esquecem daquilo que viveram. E, se pararmos pra pensar, muitos de nós somos como este copeiro. Temos nos esquecido de pessoas, princípios, valores! Temos esquecido de coisas das quais nunca deveríamos esquecer! Contudo, neste dia, o Espírito Santo quer nos fazer lembrar de algumas coisas importantíssimas:

1) Lembre-se de onde você veio, de onde o Senhor te tirou, de quem você era antes de encontrá-lo;

2) Lembre-se de José, isto é, daquele que acrescentou vida a você! Lembre-se daquele que te tirou da prisão das trevas e te transportou para a Luz! Lembre-se do Seu Senhor e Salvador!

3) Lembre-se que: Aquele que te acrescentou é mais importante que aquilo que te foi acrescentado, ou seja, lembre-se que O Abençoador é maior que a benção!

Não deixe que o dinheiro, a fama, os títulos, a beleza, o sucesso profissional, ou outras coisas deste mundo te afastem do Senhor e dos propósitos Dele pra sua vida;

Aquele que é fiel no pouco que lhe é acrescentado será colocado sobre o muito; “Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei...”. (Mt 25:23)

Se você esqueceu de quem era, se está longe do Senhor que te acrescentou Vida Abundante. Se abandonou os Sonhos de Deus pra você, neste dia, o Espírito Santo quer te dar a oportunidade de se arrepender e recomeçar. O capítulo 40 de Gênesis mostra o erro do copeiro, mas o verso 9 do capítulo 41 mostra o seu arrependimento: “Hoje me lembro de minhas faltas...”

Naquele dia ele se lembrou do que o levou a prisão, do que aconteceu lá, de como foi tirado daquele lugar e reempossado ao seu cargo nos palácios de faraó. Entretanto, o mais importante é que ele se lembrou de José! Ele se lembrou “Daquele que acrescenta”!

Hoje você tem a oportunidade de se arrepender dos erros que cometeu, relembrar do Deus que te acrescentou Vida Abundante e voltar para os braços Dele! Voltar para o centro da vontade Dele!


Mensagem aos corações dispostos

Em tempos de desenfreada correria por uma suposta alegria embasa "em ter", nos perdemos nos esquecendo que a vida consiste "em ser". Como vozes que clamam no deserto, Deus tem levantado homens comuns para uma tarefa extraordinária: DESPERTAR aos que dormem levando-os a uma vida abundante, plena e excelente (sendo e não apenas tendo)! Neste desafio, me ponho como vaso diante do Senhor para PROFETIZAR VIDA sobre os corações compartilhando das verdades do Evangelho que genuínamente nos traz BOAS NOVAS de VIDA!

Aos que desejam se lançar e descobrir a maravilha de viver em Eterna comunhão com um Deus Vivo, Todo-Poderoso, Amoroso e Real, eu faço um convite:

Você quer experimentar a alegria de estar totalmente nas mãos Dele?

Se sim...

Abra seu coração para que as mensagens abençoadoras aqui postadas encontrem espaço em você!

QUE O SENHOR TE ABENÇOE PODEROSAMENTE!

GRAÇA E PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO SEJA CONTIGO...