segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Somos sacerdotes do Senhor


Mas desde o nascente do sol até ao poente, será grande entre os gentios o meu nome; e em todo o lugar se oferecerá ao meu nome incenso, e uma oferta pura; porque o meu nome será grande entre os gentios, diz o SENHOR dos Exércitos”. Malaquias 1:11


Deus, antes da fundação do mundo, projetou criar pra si uma geração de adoradores. Uma geração de pessoas que tivessem com ele profunda intimidade, amando-o, respeitando-o e obedecendo-o inteiramente.


Quando Adão e Eva caíram no Éden cometendo o pecado da desobediência (fazendo a escolha errada), Deus não mudou seu plano, pois, por ser Onisciente, já sabia que o homem e a mulher iriam errar. Por este motivo, o Senhor começou a anunciar em Gênesis 3:15 o seu plano Maravilhoso de Redenção e Salvação dos Homens. Vejamos o que diz este texto (as palavras entre colchetes foram acrescentadas no texto para melhor entendimento):


“Porei inimizade entre você [serpente] e a mulher [Eva], entre a sua descendência [os filhos da desobediência] e O DESCENDENTE [Jesus] dela; este [o descendente - Jesus] lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”. Gn 3:15 – Nova Versão Internacional


O texto supracitado está mencionando uma Pessoa específica (observe o artigo “o”) que pisaria a cabeça do diabo (também chamado de serpente – Ap 20:2) e teria seu calcanhar ferido. Tal afirmação é uma revelação profética do Cristo e pode referir-se tanto ao Seu sofrimento na cruz do calvário quanto a perseguição de Satanás à Igreja, afinal a mesma é o corpo do Senhor Jesus, do qual, segundo a Bíblia, nós somos parte ( 1Co 12:27).


Isto nos mostra que o Plano de Redenção de Deus se cumpre na Pessoa de Jesus, o descendente que haveria de vir. Ou seja, todo aquele que quer estar junto a Deus só consegue isso se entregar-se a Jesus (Jo 14:6). E todo aquele que conhece a Jesus passa a ser residência Dele (Jo 14:23) e a ser Seu instrumento para salvar e edificar outras vidas, assim como um dia fomos edificados sobre Ele, que é chamado de Pedra Angular (Atos 4:11) e Pedra Viva.


Desta maneira, podemos dizer que quando conhecemos a Cristo e nos entregamos a Ele, passamos a ser Sua propriedade e seus representantes na terra, a fim de levar a mensagem de Salvação e Mudança a outros que ainda estão perdidos, ligando-os ao Senhor Deus. Esta propriedade e representação é declarada em 1 Pedro 2:1-9. E neste dia nós aprenderemos com este texto a sermos verdadeiros representantes do Senhor.


[Leitura de 1 Pedro 2:1-9]


O texto nos mostra que o Senhor nos investiu de autoridade para adorá-lo e para levar o povo a conhecê-lo. Isto, por incrível que pareça, era a função dos sacerdotes no Antigo Testamento. Ou seja, o apóstolo Pedro está dizendo que o desejo eterno de Deus é que sejamos separados para Ele, que sejamos apenas Dele, que sejamos seus sacerdotes.

Mas, qual a qualidade do nosso sacerdócio? Temos adorado a Deus todos os dias através da oração, leitura da Palavra e atitudes Santas?


O apóstolo Paulo diz em Romanos 12:1:


“Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”.


Ou seja, ele afirma que devemos nos oferecer a Deus como sacrifício. O apóstolo Paulo, na verdade, está nos revelando uma visão interessante acerca de nós mesmos: além de sacerdotes, somos ofertas a Deus!


Mas...

Que tipo de oferta temos sido? Temos sidos “vivos, santos e agradáveis a Deus”?


Que tipo de culto, como sacerdotes e ofertas, temos oferecido a Deus? Culto racional? Culto irracional? Culto apenas emocional?


E quanto a nossa mente: temos agradado a Deus com o que pensamos? Nossa vida e pensamentos tem estado conforme os moldes (forma) do mundo ou segundo os moldes (forma) da Palavra de Deus?


Se somos sacerdotes, que tipo de sacerdócio temos exercido?


A bola está conosco! Deus deseja que nos examinemos e sejamos melhores! Ele quer que sejamos verdadeiramente Sacerdotes Reais, a semelhança de Jesus!


E se nos dispusermos, o Espírito Santo nos ajudará e nos transformará a cada dia nesta grande missão!


Que Deus Pai, em Cristo Jesus e pelo Amado Espírito Santo, abençoe a nossa vida e nos faça SACERDOTES conforme o coração Dele!