domingo, 23 de agosto de 2009

COMO DEUS REVELA SUA VONTADE?


(Estudo Bíblico ministrado na Classe de jovens da EBD nos dias 16 e 23/08/2009)

“Multidões, multidões no vale da decisão”. Joel 3:14

1) Breve introdução sobre a certeza de que o Senhor está conosco e nos direciona:

O exemplo de Abraão: a incerteza e a direção
“Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.” Gn 12:1

a) Deus disse inicialmente para onde Abrão iria? Hb 11:8
b) Abrão chegou ao seu destino? Gn 12:5 e 7

O exemplo de Israel: o peitoral das decisões e as duas pedras (URIM E TUMIN)
Ex 28:15,19 e 30.
Direcionamento de Deus para questões específicas (batalhas, julgamentos) relacionadas ao povo através do sacerdote. (exemplo: Nm 27:21)

“Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é o teu povo. Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar.”
Êxodo 32:9

“Assim diz o Senhor: Ponham-se nas encruzilhadas e olhem; perguntem pelos caminhos antigos, perguntem pelo bom caminho. Sigam-no e acharão descanso.” Jeremias 6:6

“Quer se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz atrás de você lhe dirá: este é o caminho; siga-o.” Isaías 30:21

“Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”.
Mateus 28:20

2) Formas de direcionamento de Deus

RAZÃO: 3.A faculdade de compreender as relações das coisas e de distinguir o verdadeiro do falso, o bem do mal; raciocínio, pensamento; opinião, julgamento, juízo. (Michaelis: Moderno dicionário da língua portuguesa; Ed. Melhoramentos)

1Ts 5:23 – Tricotomia humana; Hb 4:12 – pensamentos e propósitos do coração.

a) O corpo. É a parte inferior do homem que se constitui de elementos químicos da terra, como oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio, cálcio, fósforo, potássio, enxofre, sódio, cloro, iodo, ferro, cobre, zinco, e outros elementos em proporções menores. Porém, o corpo, com todos estes produtos, sem a bênção divina, é de ínfimo valor.

b) A alma. É preciso saber que o corpo sem a alma é inerte. Ela precisa dele para expressar sua vida funcional (emoções, sentimentos) e racional. É identificada, no hebraico do Antigo Testamento, por "NEPHESH" (Gn2:7) e, no grego do Novo Testamento, por "PSIQUÊ".

c) O espírito. No hebraico é "RUACH" e no grego é "PNEUMA". O espírito do homem não é um simples sopro ou fôlego, mas também vida imortal (Ec 12.7; Dn 12.2; Lc 20.37;1 Co 15.53). Ele é o princípio ativo de nossa vida espiritual, religiosa e imortal. É o elemento de comunicação entre Deus e o homem.

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Rm 12:1-2

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
Pv 4:23 (correlacionar com Fp 4:7)

Mas Ponham a prova todas as coisas e fiquem com o que é bom.
1 Ts 5:21

Podemos compreender de ambos os textos uma correlação entre a guarda e transformação das emoções e pensamentos com a finalidade de encontrarmos a vontade de Deus através do discernimento. Nossa capacidade divina de avaliar situações pode também ser um instrumento para o direcionamento divino.
________________________________________________________________
PAZ NO CORAÇÃO: Colossenses 3:15
Esta paz não se assemelha ao emocionalismo que é enganoso e pode levar o homem a erros. (Jr 17:9-10) Esta Paz oriunda de Cristo para aqueles que a Ele pertencem. (Fp 4:6-7).

__________________________________________________________________
VISÕES e SONHOS: Gn 20:6; Nm 12:6; Jô 33:14-15; Mt 1:20; Mt 2:12; At 9: 3-4; At 9:10-12; At 16:9; Ap 1:1-2

“E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.” Joel 2:28
___________________________________________

PROFECIAS: Deus é quem dá o dom de profecia para edificação da igreja (1 Co 12:10) e direcionamento de seus filhos (Atos 21:8-11 / 1 Tm 1: 18 / 1 Tm 4:14). As profecias não devem ser desprezadas (1 Ts 5:20), no entanto devem ser examinadas (1 Ts 5:21) tendo como parâmetro a consonância com o que está Escrito na Palavra de Deus.

Importante: A revelação de Deus dada por visões e profecias é TOTALMENTE DIFERENTE da ação de um espírito maligno de advinhação (At 16:16-18 – breve comentário correlacionando a este texto)
_________________________

ACONSELHAMENTO: Deus usa pessoas sábias para nos aconselhar na tomada de decisões.
“Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança.” Pv 11:14; 15:22; 24:6

A escolha correta de um conselheiro e o ouvido atento ao conselho pode nos direcionar ao acerto ou ao erro (Ex 18:13-27: o conselho de Jetro a Moisés / 1 Rs 12:1-9: o exemplo de Roboão)

Que tipo de conselheiro você procura para te auxiliar na tomada de decisões?
Sabemos que os homens são falhos, inclusive os mais velhos (Jó 32:9). Contudo a experiência de vida que eles possuem lhes dá maior crédito para aconselhar (Jó 12:12)

Precisamos sempre recordar que:
• Conversas inúteis só servem para nos afastar do que é certo (1 Co 15:33 / 2 Tm 2:16)
• O Espírito Santo é nosso maior orientador e conselheiro (Jo 14:26)
_________________________________________

EXPERIÊNCIAS: As experiências nos amadurecem tornando-nos mais aptos a tomada correta de decisões.

“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” Rm 5: 1-5

BÍBLIA SAGRADA: 2 Tm 3:14-17 – A aptidão da palavra para mudar e direcionar a vida do homem segundo a vontade de Deus.

• Deus muitas vezes fala por intermédio das Escrituras de forma específica com o povo orientando-os a como proceder na vida cotidiana. Assim foi inclusive com o povo de Israel:
PROIBIÇÃO DE RELAÇÕES SEXUAIS COM PARENTES OU ANIMAIS: Lv 18
RESPEITO AOS PAIS (INTEGRIDADE FAMILIAR): LV 19
POLUÇÃO NOTURNA E A CONCEPÇÃO AO ACASO: LV 15: 1 e 16
MENSTRUAÇÃO: LV 15: 19-23
ORIENTAÇÕES HIGIÊNICAS PARA O PÓS-PARTO: LV 12
ALIMENTAÇÃO: LV 11
SANEAMENTO BÁSICO: Dt 23:12-14

• Deus fala através dos nossos líderes espirituais quer pela pregação ou conselhos: Malaquias 2:7
• Na leitura devocional Deus também fala conosco e nos direciona: Salmo 1 – o grande exemplo do coração norteado pela Palavra de Deus.

• Normas de eficácia plena, princípios e a Bíblia Sagrada:

Alguns princípios do direito podem ser usados para compreensão dos mandamentos do Senhor. Se observarmos as Escrituras como Carta Magna de Deus para a direção de nossa vida como integrantes do Seu Reino, poderemos verificar que didaticamente a Bíblia como um todo se encaixaria no perfil de NORMA CONSTITUCIONAL DE EFICÁCIA PLENA, isto é, é suficiente, o bastante em si, contendo todos os elementos necessários para a pronta e integral aplicabilidade em nossas vidas não necessitando de nenhum dispositivo para complementação. Ou seja, a Palavra de Deus é suficiente, perfeita e imutável.

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”.
2 Tm 3:16-17


• Exemplos de aplicabilidade de princípios;

Se compreendermos os princípios intrínsecos em cada mandamento ou orientação saberemos como nortear a nossa vida em questões não contemporâneas aos escritores dos textos divinamente inspirados. Por exemplo, a Bíblia não fala sobre fumar cigarro, mas aborda a questão da escravização do homem pelos seus desejos (1 Co 6:12 / 2 Pe 2:19 b) e, além disso, fala de nossa responsabilidade de conservar em integridade o nosso corpo que na verdade não nos pertence, mas é Santuário do Altíssimo (1 Co 6:19). Logo, se sabemos que o cigarro vicia nos tornando escravos dele e que seus componentes químicos agridem nosso corpo, podemos, por consequência, concluir que fumar cigarro é pecado, pois princípios das Escrituras nos nortearam na compreensão da vontade Divina para tal questão.

• O parâmetro superior da vontade de Deus: Sua Palavra (Dt 13:1-3 Jr 23:28-29)

Precisamos sujeitar todas as formas prováveis anteriormente citadas de direcionamento ao crivo da Palavra de Deus, pois Ela é a autoridade máxima em nossas vidas. Portanto se algo contraria a Palavra, não serve para nós (Gl 1:8).

sábado, 8 de agosto de 2009

O copeiro de Faraó (Lembre-se de mim)


Gênesis 40: 9-15/ 20-23

A vida de José é muito conhecida por todos nós. As injustiças, as perseguições, as rejeições, enfim, tudo o que ele sofreu até tornar-se o segundo maior homem do Egito serve para nós como um exemplo de alguém que perseverou até o fim crendo que quando Deus dá um sonho a alguém, Ele é fiel para cumpri-lo. Contudo não é sobre isto que queremos falar hoje e nem queremos nos ater a esta parte da vida de José.

O que a Palavra de Deus nos convida a observar hoje é a atitude de um homem que perdeu suas mordomias e acabou preso num calabouço frio e escuro. Este homem é o copeiro de faraó.

Funcionário palaciano, desfrutava de regalias que apenas os que estavam no topo da pirâmide social egípcia desfrutavam, isto é, os familiares de faraó, os nobres, os chefes de províncias, os sacerdotes, os escribas e os militares.

Inserido num mundo de glamour, ostentação, conforto e facilidades, este homem exercia um cargo de liderança no palácio. Seu cargo era tão importante que a vida de faraó estava em suas mãos, pois era sua função experimentar aquilo que seria servido a mesa com o objetivo de evitar que alimentos envenenados matassem faraó, ou seja, se alguma substância mortífera estivesse inserida numa taça de vinho, por exemplo, quem morreria seria o copeiro e não o faraó.

Porém a Bíblia nos diz que este homem ofendeu a faraó e, por isso, acabou lançado na prisão e lá conheceu um jovem hebreu cujo nome significava “Aquele que acrescenta” ou “Deus que acrescenta”. Esse jovem hebreu chamava-se José (grave o significado do nome).

Diz a Bíblia também que na prisão este homem teve um sonho e, não compreendendo o sentido daquilo que sonhara, ficou muito entristecido.

José, seu companheiro de cárcere, percebendo sua tristeza, o inquiriu sobre o motivo de seu semblante caído e acabou descobrindo que o motivo da tristeza do copeiro de faraó era um sonho que este tivera.

José (“Aquele que acrescenta” ou “Deus que acrescenta”) ouviu seu sonho e o interpretou. E diz a Bíblia que a interpretação revelava que o copeiro seria restaurado ao seu posto em poucos dias. Contudo, ao fim da interpretação, José faz um pedido que iremos observar com carinho. E o pedido é este: “Quando tudo estiver bem com você, lembre-se de mim...” (Gn 40:14). No entanto, 3 dias depois, quando foi reempossado em seu cargo, o copeiro esqueceu-se de José. (Gn 40:23)

Esquecimento... Ingratidão... Isso foi o que o copeiro retribui a José.

Vivemos num mundo onde há muitos “copeiros de faraó”. Homens e mulheres que quando estão no fundo do poço ou dentro do calabouço da angústia choram quebrantados, clamam com fervor, tornam-se mais humildes. Porém, passados os dias de tristeza, escassez, solidão ou enfermidade e chegando o tempo da bonança (dias em que tudo está bem) estes homens se esquecem daquilo que viveram. E, se pararmos pra pensar, muitos de nós somos como este copeiro. Temos nos esquecido de pessoas, princípios, valores! Temos esquecido de coisas das quais nunca deveríamos esquecer! Contudo, neste dia, o Espírito Santo quer nos fazer lembrar de algumas coisas importantíssimas:

1) Lembre-se de onde você veio, de onde o Senhor te tirou, de quem você era antes de encontrá-lo;

2) Lembre-se de José, isto é, daquele que acrescentou vida a você! Lembre-se daquele que te tirou da prisão das trevas e te transportou para a Luz! Lembre-se do Seu Senhor e Salvador!

3) Lembre-se que: Aquele que te acrescentou é mais importante que aquilo que te foi acrescentado, ou seja, lembre-se que O Abençoador é maior que a benção!

Não deixe que o dinheiro, a fama, os títulos, a beleza, o sucesso profissional, ou outras coisas deste mundo te afastem do Senhor e dos propósitos Dele pra sua vida;

Aquele que é fiel no pouco que lhe é acrescentado será colocado sobre o muito; “Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei...”. (Mt 25:23)

Se você esqueceu de quem era, se está longe do Senhor que te acrescentou Vida Abundante. Se abandonou os Sonhos de Deus pra você, neste dia, o Espírito Santo quer te dar a oportunidade de se arrepender e recomeçar. O capítulo 40 de Gênesis mostra o erro do copeiro, mas o verso 9 do capítulo 41 mostra o seu arrependimento: “Hoje me lembro de minhas faltas...”

Naquele dia ele se lembrou do que o levou a prisão, do que aconteceu lá, de como foi tirado daquele lugar e reempossado ao seu cargo nos palácios de faraó. Entretanto, o mais importante é que ele se lembrou de José! Ele se lembrou “Daquele que acrescenta”!

Hoje você tem a oportunidade de se arrepender dos erros que cometeu, relembrar do Deus que te acrescentou Vida Abundante e voltar para os braços Dele! Voltar para o centro da vontade Dele!


Mensagem aos corações dispostos

Em tempos de desenfreada correria por uma suposta alegria embasa "em ter", nos perdemos nos esquecendo que a vida consiste "em ser". Como vozes que clamam no deserto, Deus tem levantado homens comuns para uma tarefa extraordinária: DESPERTAR aos que dormem levando-os a uma vida abundante, plena e excelente (sendo e não apenas tendo)! Neste desafio, me ponho como vaso diante do Senhor para PROFETIZAR VIDA sobre os corações compartilhando das verdades do Evangelho que genuínamente nos traz BOAS NOVAS de VIDA!

Aos que desejam se lançar e descobrir a maravilha de viver em Eterna comunhão com um Deus Vivo, Todo-Poderoso, Amoroso e Real, eu faço um convite:

Você quer experimentar a alegria de estar totalmente nas mãos Dele?

Se sim...

Abra seu coração para que as mensagens abençoadoras aqui postadas encontrem espaço em você!

QUE O SENHOR TE ABENÇOE PODEROSAMENTE!

GRAÇA E PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO SEJA CONTIGO...