
Gênesis 40: 9-15/ 20-23
A vida de José é muito conhecida por todos nós. As injustiças, as perseguições, as rejeições, enfim, tudo o que ele sofreu até tornar-se o segundo maior homem do Egito serve para nós como um exemplo de alguém que perseverou até o fim crendo que quando Deus dá um sonho a alguém, Ele é fiel para cumpri-lo. Contudo não é sobre isto que queremos falar hoje e nem queremos nos ater a esta parte da vida de José.
O que a Palavra de Deus nos convida a observar hoje é a atitude de um homem que perdeu suas mordomias e acabou preso num calabouço frio e escuro. Este homem é o copeiro de faraó.
Funcionário palaciano, desfrutava de regalias que apenas os que estavam no topo da pirâmide social egípcia desfrutavam, isto é, os familiares de faraó, os nobres, os chefes de províncias, os sacerdotes, os escribas e os militares.
Inserido num mundo de glamour, ostentação, conforto e facilidades, este homem exercia um cargo de liderança no palácio. Seu cargo era tão importante que a vida de faraó estava em suas mãos, pois era sua função experimentar aquilo que seria servido a mesa com o objetivo de evitar que alimentos envenenados matassem faraó, ou seja, se alguma substância mortífera estivesse inserida numa taça de vinho, por exemplo, quem morreria seria o copeiro e não o faraó.
Porém a Bíblia nos diz que este homem ofendeu a faraó e, por isso, acabou lançado na prisão e lá conheceu um jovem hebreu cujo nome significava “Aquele que acrescenta” ou “Deus que acrescenta”. Esse jovem hebreu chamava-se José (grave o significado do nome).
Diz a Bíblia também que na prisão este homem teve um sonho e, não compreendendo o sentido daquilo que sonhara, ficou muito entristecido.
José, seu companheiro de cárcere, percebendo sua tristeza, o inquiriu sobre o motivo de seu semblante caído e acabou descobrindo que o motivo da tristeza do copeiro de faraó era um sonho que este tivera.
José (“Aquele que acrescenta” ou “Deus que acrescenta”) ouviu seu sonho e o interpretou. E diz a Bíblia que a interpretação revelava que o copeiro seria restaurado ao seu posto em poucos dias. Contudo, ao fim da interpretação, José faz um pedido que iremos observar com carinho. E o pedido é este: “Quando tudo estiver bem com você, lembre-se de mim...” (Gn 40:14). No entanto, 3 dias depois, quando foi reempossado em seu cargo, o copeiro esqueceu-se de José. (Gn 40:23)
Esquecimento... Ingratidão... Isso foi o que o copeiro retribui a José.
Vivemos num mundo onde há muitos “copeiros de faraó”. Homens e mulheres que quando estão no fundo do poço ou dentro do calabouço da angústia choram quebrantados, clamam com fervor, tornam-se mais humildes. Porém, passados os dias de tristeza, escassez, solidão ou enfermidade e chegando o tempo da bonança (dias em que tudo está bem) estes homens se esquecem daquilo que viveram. E, se pararmos pra pensar, muitos de nós somos como este copeiro. Temos nos esquecido de pessoas, princípios, valores! Temos esquecido de coisas das quais nunca deveríamos esquecer! Contudo, neste dia, o Espírito Santo quer nos fazer lembrar de algumas coisas importantíssimas:
1) Lembre-se de onde você veio, de onde o Senhor te tirou, de quem você era antes de encontrá-lo;
2) Lembre-se de José, isto é, daquele que acrescentou vida a você! Lembre-se daquele que te tirou da prisão das trevas e te transportou para a Luz! Lembre-se do Seu Senhor e Salvador!
3) Lembre-se que: Aquele que te acrescentou é mais importante que aquilo que te foi acrescentado, ou seja, lembre-se que O Abençoador é maior que a benção!
Não deixe que o dinheiro, a fama, os títulos, a beleza, o sucesso profissional, ou outras coisas deste mundo te afastem do Senhor e dos propósitos Dele pra sua vida;
Aquele que é fiel no pouco que lhe é acrescentado será colocado sobre o muito; “Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei...”. (Mt 25:23)
Se você esqueceu de quem era, se está longe do Senhor que te acrescentou Vida Abundante. Se abandonou os Sonhos de Deus pra você, neste dia, o Espírito Santo quer te dar a oportunidade de se arrepender e recomeçar. O capítulo 40 de Gênesis mostra o erro do copeiro, mas o verso 9 do capítulo 41 mostra o seu arrependimento: “Hoje me lembro de minhas faltas...”
Naquele dia ele se lembrou do que o levou a prisão, do que aconteceu lá, de como foi tirado daquele lugar e reempossado ao seu cargo nos palácios de faraó. Entretanto, o mais importante é que ele se lembrou de José! Ele se lembrou “Daquele que acrescenta”!
Hoje você tem a oportunidade de se arrepender dos erros que cometeu, relembrar do Deus que te acrescentou Vida Abundante e voltar para os braços Dele! Voltar para o centro da vontade Dele!
Nenhum comentário:
Postar um comentário