
“Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.”
Gn 17:1
Alguma vez você já se deparou com a sensação de que sua vida é comum demais? Por algum momento já teve a sensação de que ainda não doou-se totalmente, de que há mais experiências por viver, de que você pode ir além?
Não sei quais respostas você daria a estas perguntas, mas, quanto a mim, sinceramente sonho que minha vida valha à pena. Sonho em suar a camisa e ao fim do jogo ver que dei o melhor de mim. Sim, fiz apenas o que era minha obrigação, mas fiz. Rompi com a mediocridade, com o conformismo.
Não há nada de especial em mim, mas voei mais alto. Não desejo ser mais um no meio da multidão: quero marcar minha geração!
A Bíblia fala de um homem chamado Jabez. No meio de uma genealogia enfadonha, ele surge de forma diferenciada com atributos não observados nos outros nomes citados.
“E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos”
1 Cr 4:9a
Sua curta história se resume a uma oração pequena e desafiadora que simplesmente o fez alguém especial. O texto de 1 Crônicas o define como “mais ilustre que seus irmãos”. Não interessou ao autor do texto descrever seus feitos ou conquistas, mas sua disposição em romper com o provável. O que sabemos apenas é que este homem comum marcou sua geração, afinal foi MAIS ILUSTRE QUE SEUS IRMÃOS.
A Epístola aos Hebreus no capítulo 11 traz uma lista de homens e mulheres “dos quais o mundo não era digno” (vers. 38). São pessoas comuns como nós, no entanto a Palavra diz acerca deles: “Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus.” (vers. 16a).
Sendo mais claro, o que este texto quer dizer é que o Senhor se orgulha deles, pois não se conformaram com este século, mas se deixaram transformar tornando-se segundo o coração de Deus, a exemplo de Davi (At 13:22).
Ao invés de viverem uma vida superficial, estes homens ousaram se lançar pela fé no sobrenatural. Não se limitaram as necessidades emergenciais, as aspirações por sucesso, fama ou dinheiro, mas decidiram permitir que o Senhor lhes ampliasse os horizontes revelando-lhes seus segredos (Sl 25:14a). Eles se deixaram levar pelo vento do Espírito e entenderam que existia para eles um chamado mais forte e intenso: O CHAMADO PARA UMA VIDA DE EXCELÊNCIA!
Este chamado se expressa na vida de muitos personagens bíblicos, mas se resume no seguinte texto:
“As coisas que os olhos não viram, nem ouvidos ouviram e nem subiram ao coração humano são as que Deus tem preparado para aqueles que o amam.”
1 Co 2:9
Há muito mais para viver em Deus! Há mensagens ainda não pregadas, milagres não vistos, prodígios não testemunhados, almas não alcançadas, cidades não evangelizadas, pessoas não discipuladas.
O Senhor nos chamou para sobrepor a média. Porém viver esta excelência requer esforço.
Na verdade o primeiro passo está presente no versículo que iniciou nossa reflexão:
“... anda em minha presença e sê perfeito.”
É impossível excedermos o trivial sem nos dispormos a ANDAR COM DEUS. Não existe possibilidade de aperfeiçoamento ou excelência pela força do nosso próprio braço (Jr 17:5). Apenas iniciamos o processo rumo a perfeição quando permitimos que o Senhor tenha controle sobre nós. E isto começa quando nos entregamos totalmente a Ele, isto é, quando passamos a compartilhar de sua presença diariamente ANDANDO COM ELE. Deste momento em diante o nossa visão da vida muda, assim como aconteceu com Abraão (após 95 anos de uma vida comum), Jabez, os 12 apóstolos, Estevão e tantos outros.
Se almejarmos a excelência apenas para termos coisas, seremos os mais miseráveis de todos os homens (1 Co 15:19). A excelência é um convite para SERMOS MELHORES e não para TERMOS MAIS. Abrão foi desafiado a andar com Deus para SER perfeito. Deus não o chamou para que ele fosse o maior fazendeiro da região. O grande projeto era fazer dele uma grande nação cuja descendência originaria o Salvador, Jesus Cristo. Neste processo o Senhor lhe acrescentou riquezas materiais, no entanto o coração de Abraão esperava algo maior. Hebreus capítulo 11: 10-11 diz:
“Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.”
A visão de Abrão tinha mudado. Suas fronteiras se alargaram. Ele aspirava pela EXCELÊNCIA!
Esta aspiração pela excelência faz com que sejamos curados da mesmice cotidiana. Quando entendemos que fomos gerados pelo Senhor com uma finalidade específica e que Seu plano pra nós é bem maior do que pensamos ou pedimos (Efésios 3:20), passamos a viver todos os dias na expectativa de que algo sobrenatural vai acontecer HOJE, AMANHÃ E DEPOIS DE AMANHÃ. Passamos a aspirar por experiências mais profundas com Deus e desejamos ardentemente que nossa vida GLORIFIQUE INTEIRAMENTE ao nome do Senhor (1Co 10:31).
Quando a mente sobremodo excelente do Senhor passa a ser a nossa mente (Rm 12:2), nós desejamos o que está escrito na oração do Pai Nosso:
"Venha a nós o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.” Mt 6:10
E quando isto passa a acontecer, nós somos profundamente marcados e passamos a marcar profundamente a outros.
Que isto aconteça comigo e contigo.
Muito bom... Tenho em ti meu amigo, um espelho.
ResponderExcluir